Valge

CONTATO

PERIGO DE ACIDENTES NA REVERSÃO DE BCP

A Bomba de Cavidades Progressivas ou PCP (Progressive Cavity Pump), é usada na indústria de Petróleo & Gás para extrair fluidos de poços para a superfície.

As bombas PCP são compostas de um estator (tubo metálico externo com revestimento interno de elastômero) e um rotor. O rotor da PCP é conectado às hastes de bombeio, que ligam a bomba ao cabeçote de acionamento na superfície do poço; enquanto o estator é conectado ao tubing de produção do poço. O rotor tem formato helicoidal e gira dentro do estator, formando cavidades que são preenchidas com o fluído do poço. Quando o rotor gira, as cavidades se movem para cima e o fluído é bombeado para a superfície.

Enquanto o sistema está funcionando, esse sistema garante um bombeio contínuo do óleo produzido. Porém, na ocorrência de falta de energia durante o funcionamento, a coluna de óleo existente em cima da bomba transforma o a bomba de fundo em um motor hidráulico, fazendo com que a rotação dispare no sentido inverso (backspin) e que haja a necessidade da existência de um freio no cabeçote de acionamento.

Atualmente, existem diversos tipos de freio que fazem essa função no cabeçote. Atualmente a maioria dos cabeçotes instalados, possuem um sistema de freio que bloqueia completamente o cabeçote, acumulando energia e podendo gerar risco de acidente na intervenção. Pensando nisso, foi desenvolvido pela VALGE um tipo de freio que freia gradualmente o cabeçote permitindo o movimento de reversão limitado, apenas evitando que a rotação dispare.

O princípio de funcionamento do freio hidrodinâmico consiste em um rotor e um difusor, que quando atuam em sentido de giro contrário, através da sua geometria e forma construtiva, geram a turbulência acima de certa rotação, transformando parte da energia cinética em calor.

GRÁFICOS COMPARATIVOS  

Os gráficos a seguir mostram a diferença do torque de frenagem na reversão entre um freio hidráulico e um freio hidrodinâmico.

Como se pode notar, no freio hidrodinâmico o torque de frenagem só aumenta consideravelmente com o acréscimo de rotação.

 

VANTAGENS DO FREIO HIDRODINÂMICO

  • Não há a necessidade de qualquer intervenção do operador, gerando maior segurança e eficiência.
  • Liberação rápida da energia acumulada na coluna.
  • Não há conexões externas.
  • Praticamente não há atrito entre componentes, oferecendo uma durabilidade muito grande do freio.

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

BOMBAS HELICOIDAIS

Linha industrial sanitária e dosadora e peças de reposição para bombas nacionais e importadas.

LINHA PETROLÍFERA

Cabeçotes, Bombas de Fundo PCP e peças de elastômetro para a indústria petrolífera.