Artigos

Solução para problema de trabalho a seco em bombas helicoidais

Bombas Helicoidais
12/10/2021

Na aplicação, em bombas helicoidais de cavidades progressivas, é muito comum que por algum descuido ou erro de processo, a bomba venha a trabalhar a seco. Isso causa a queima do elastômero do estator, devido ao excesso de temperatura resultante do trabalho com interferência do rotor dentro do estator, sem lubrificação. Nesse caso o equipamento para de funcionar, até que seja efetuada a troca da peça.

Pensando em uma amortização para esse problema, desenvolvemos uma linha para pressões até 4kgf/cm² e vazões até 12m³/h, na qual a resistência a trabalho a seco é muito maior.

Para comprovar o desempenho da nova linha nessa condição, foram realizados testes, comparando a perda de vazão por tempo de trabalho a seco. Enquanto uma bomba helicoidal tradicional não aguentou vinte minutos contínuos em tal condição, a nova linha w operou por um período muito maior na falta de fluido.

O teste aqui contido é referente a uma bomba da linha w de rotor de diâmetro 31, dimensionada para dar uma vazão de 4,5m³/h a 1kgf/cm² de pressão.

Foi constatado, após o teste, que mesmo depois de 120 minutos de trabalho a seco em intervalos de meia em meia hora o equipamento continuou funcionando. A maioria das aplicações reais para essa bomba utilizam entre 1 e 2kgf/cm² de pressão. Nesses casos, é perdido apenas 20% da vazão depois do tempo total do teste. Em casos de aplicação no regime máximo de pressão para desse modelo, que é de 4kgf/cm², houve 61% de perda da vazão. É interessante ressaltar que depois de vinte minutos de funcionamento a helicoidal tradicional não simplesmente não bombeou.

Com base nos testes acima, concluímos então, que a linha w apresenta uma resistência muito maior trabalhando sem liquido do que os outros modelos existentes no mercado.

Bombas Helicoidais

Linha industrial sanitária e dosadora e peças de reposição para bombas nacionais e importadas.

Linha Petrolífera

Cabeçotes, Bombas de Fundo PCP e peças de elastômetro para a indústria petrolífera.

Solicite uma cotação

Preencha os dados a seguir e informe o seu interesse para que possamos entrar em contato:

Entre em contato

Preencha os dados a seguir e informe o seu interesse para que possamos entrar em contato: